
“CIRCULAR-IDADE” DE HELENA MARTINS EM EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA ESCE/ESS
- Categorias Notícias
- Data 21/01/2026
A 19 de dezembro, a Biblioteca ESCE/ESS inaugurou a exposição de aguarela “Circular-Idade”, que se encontra patente ao público até 28 de fevereiro.
Nesta exposição, a circularidade é o ponto de partida, o fio condutor e o fim que gera novos inícios. Através de formas naturais são criados ciclos visuais que ecoam a Lei de Lavoisier: na natureza onde nada se perde, se cria, mas onde tudo se transforma.
As aguarelas expostas nascem do encontro entre ordem e espontaneidade, sendo criadas inicialmente a partir de regras especificas, sendo na limitação das formas, materiais e cores que se encontra a singularidade de cada quadro. Segundo a artista, Helena Martins, esta exposição retrata a vida humana: “(…) À semelhança das nossas próprias vidas, onde, muitas vezes, são as limitações que geram as soluções mais criativa e nos tornam únicos e irrepetíveis.”
Refletindo sobre o seu trabalho, realiza uma ponte com o quotidiano de cada um de nós. “Grande parte das nossas vidas desenrola-se em círculos e em ciclos: é o sangue que circula no nosso corpo, os círculos de amigos, as rotas que percorremos para chegar onde precisamos e também a promessa de uma economia mais sustentável: a economia circular. Os círculos podem ser virtuosos ou viciosos: são uma das formas mais presentes na natureza. E o que mais desejamos, muitas vezes, é apenas poder circular livremente.”
Na inauguração da mostra marcou presença a Escola Superior de Ciências Empresariais, sob a forma do Diretor Pedro Pardal, e o Chefe da Divisão de Bibliotecas, Arquivo e Documentação, Óscar Martins. Esta exposição, inaugurada no aniversário da ESCE, evoca a importância da renovação e reivindicação que acontece em cada ano, o desejo de uma vida longa e feliz.
Estará patente ao público até ao dia 28 de fevereiro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 20h00.
