
EQUIPA PSM CONQUISTA 4º LUGAR NA FORMULA STUDENT PORTUGAL
- Categorias Notícias
- Data 29/07/2026
A equipa Politécnico Setúbal Motorsport (PSM) representou o Politécnico de Setúbal na Formula Student Portugal, uma das mais prestigiadas competições universitárias de engenharia automóvel a nível internacional, alcançando o 4.º lugar na classificação geral da Classe 2 e o 2.º lugar na prova Business Plan Presentation.
Constituída por estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais e da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, a PSM voltou a demonstrar a capacidade de aplicar conhecimentos adquiridos em contexto académico ao desenvolver um projeto multidisciplinar que alia engenharia, gestão, inovação e trabalho em equipa.
Nesta edição, marcada pela participação exclusiva de protótipos 100% elétricos, os estudantes estiveram envolvidos em todas as fases de desenvolvimento do veículo de competição, desde a conceção e dimensionamento dos componentes até à simulação, fabrico, montagem e validação. Paralelamente, assumiram também responsabilidades na captação de parceiros e patrocinadores, apresentação do projeto e promoção da equipa junto da comunidade académica e empresarial.
Mais do que uma competição, a Formula Student constitui uma experiência de aprendizagem valorizada, permitindo aos participantes desenvolver competências técnicas e transversais, como liderança, comunicação, gestão de projetos e resolução de problemas, em estreita ligação com a realidade da indústria.
Recorde-se que a primeira participação do IPS nesta competição, conhecida internacionalmente como a “Fórmula 1 das Universidades”, remonta a 2001, com a Equipa IPS, presença que se foi repetindo ao longo destes 25 anos, através de várias outras formações.
A ESCE/IPS felicita todos os estudantes envolvidos neste resultado que evidencia o talento, a dedicação e a capacidade de trabalhar em equipa, contribuindo para afirmar o Politécnico de Setúbal num dos mais exigentes palcos internacionais de engenharia universitária.
Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela PSM e participação da equipa nas competições Formula Student, ver aqui.
Notícias Relacionadas
IPS regressa à Formula Student Portugal com equipa multidisciplinar
