Back

Mestrado em Gestão de Marketing

    Detalhes do curso

  • Objetivos do curso

    O curso tem como objetivo geral desenvolver um conjunto de competências avançadas e especializadas sobre gestão de marketing que permitam aos diplomados acelerar a sua evolução profissional e uma maior contribuição para o desenvolvimento das organizações e projetos onde exercem a sua atividade profissional e para a sociedade. Em termos específicos pretende dotar os mestrados de conhecimentos altamente especializados na área científica do marketing, em especial as áreas de maior relevância/procura elo mercado de trabalho e de interesse dos potenciais estudantes; assumir uma natureza profissionalizante completando uma formação de 1º ciclo, preferencialmente provenientes da área da gestão, com conhecimentos prévios de marketing; desenvolver capacidades que permitam enfrentar contextos profissionais complexos, integrando diferentes saberes, análise crítica, capacidade de pesquisa, sistematização e avaliação de alternativas, capacidade de decisão e busca de soluções originais, perante situações inesperadas ou contextos diversificados; reforçar as competências necessárias que permitam um elevado desempenho profissional dos estudantes nesta área de formação.

  • Escola

    ESCE - Escola Superior de Ciências Empresariais

  • Regime de estudo

    PRESENCIAL

  • Valor da propina

    -

  • Objetivos da aprendizagem e competências a desenvolver

    O Mestrado em Gestão de Marketing assume uma clara natureza profissionalizante, respondendo aos desafios colocados ao Marketing das organizações, ao mesmo tempo que permite a prossecução de estudos aos Licenciados, aprofundando e acrescentando competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.

    Especificamente, pretende-se dotar os mestrandos de conhecimentos altamente especializados na área científica de Marketing complementando a formação de primeiro ciclo. Será valorizada a integração de diferentes saberes, capacidade de pesquisa, de análise crítica, de sistematização, de avaliação de alternativas e de decisão perante situações inesperadas ou contextos diversificados. Bem como o reforça de aspetos relacionais (trabalho em equipa e coordenação), a capacidade de apresentar, argumentar, debater e a procura por maior assertividade.

    Organizado numa base semestral, correspondendo a 120 créditos (ECTS), o plano de estudos compreende uma parte letiva de um ano constituída por 15 unidades curriculares (8 no primeiro semestre e 7 no segundo semestre). O segundo ano destina-se ao desenvolvimento de um trabalho de investigação aplicada ou estágio. As unidades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a consolidação das competências específicas na área da gestão de marketing, a partir do reforço de competências gerais na área das ciências empresariais que proporcionam a integração e perspetiva global das atividades profissionais que venham a desenvolver.

  • Saídas profissionais

    O Mestrado tem como saídas profissionais o exercício de funções no âmbito da Gestão de Marketing, conceção e implementação de projetos e planos de Marketing, conceção e desenvolvimento de marcas, consultoria em Marketing, gestão de equipas comerciais, pesquisa de mercados, conceção e desenvolvimento de estratégias de internacionalização.

  • Coordenador/a do curso

    Paulo Duarte Valente Almeida da Silveira

  • Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

    O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico do Instituto Politécnico de Setúbal

  • Condições de acesso e ingresso

    Podem candidatar-se ao Mestrado em Gestão de Marketing todos aqueles que possuam as seguintes condições, nas áreas do Marketing, Gestão ou de outras áreas afins: - Titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal; b) - Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; - Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos; Instituto Politécnico de Setúbal Pág. 4 de 8 d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.



    A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página de candidaturas.

  • Requisitos para obtenção da qualificação

    Obtenção de aprovação em 16 Unidades Curriculares obrigatórias. Execução de dissertação ou estágio, com discussão pública

  • Enquadramento legal e acreditação

    Despacho nº 8293/2017 de 21 de setembro

Plano de estudos

1º Ano

Regime

Nome

Área Científica

ECTS

1º Semestre

Branding

MK

4.0

1º Semestre

Comportamentos de Consumo e Compra

MK

5.0

1º Semestre

Estratégia e Inovação em Negócios Digitais

G

4.0

1º Semestre

Gestão de Marketing International

MK

4.0

1º Semestre

Planeamento Estratégico em Marketing

MK

5.0

1º Semestre

Processos e Técnicas de Investigação

GRH

4.0

1º Semestre

Tendências em Marketing

MK

4.0

2º Semestre

Análise e Tratamento de Dados

MQ

4.0

2º Semestre

Ativação da Marca

MK

4.0

2º Semestre

Direção Comercial

MK

5.0

2º Semestre

Gestão Segmentada de Clientes

MK

4.0

2º Semestre

Gestão de Marketing Digital

MK

5.0

2º Semestre

Sistemas de Informação e Data Mining

GSI

4.0

2º Semestre

Social Media Marketing

MK

4.0

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Ciências Empresariais - ESCE/IPS

Este site utiliza cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e permitem funcionalidades como reconhecê-lo quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as suas preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.