
Mestrado em Gestão de Marketing
-
Objetivos do curso
O curso tem como objetivo geral desenvolver um conjunto de competências avançadas e especializadas sobre gestão de marketing que permitam aos diplomados acelerar a sua evolução profissional e uma maior contribuição para o desenvolvimento das organizações e projetos onde exercem a sua atividade profissional e para a sociedade. Em termos específicos pretende dotar os mestrados de conhecimentos altamente especializados na área científica do marketing, em especial as áreas de maior relevância/procura elo mercado de trabalho e de interesse dos potenciais estudantes; assumir uma natureza profissionalizante completando uma formação de 1º ciclo, preferencialmente provenientes da área da gestão, com conhecimentos prévios de marketing; desenvolver capacidades que permitam enfrentar contextos profissionais complexos, integrando diferentes saberes, análise crítica, capacidade de pesquisa, sistematização e avaliação de alternativas, capacidade de decisão e busca de soluções originais, perante situações inesperadas ou contextos diversificados; reforçar as competências necessárias que permitam um elevado desempenho profissional dos estudantes nesta área de formação.
-
Escola
ESCE - Escola Superior de Ciências Empresariais
-
Regime de estudo
PRESENCIAL
-
Valor da propina
-
-
Objetivos da aprendizagem e competências a desenvolver
O Mestrado em Gestão de Marketing assume uma clara natureza profissionalizante, respondendo aos desafios colocados ao Marketing das organizações, ao mesmo tempo que permite a prossecução de estudos aos Licenciados, aprofundando e acrescentando competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.
Especificamente, pretende-se dotar os mestrandos de conhecimentos altamente especializados na área científica de Marketing complementando a formação de primeiro ciclo. Será valorizada a integração de diferentes saberes, capacidade de pesquisa, de análise crítica, de sistematização, de avaliação de alternativas e de decisão perante situações inesperadas ou contextos diversificados. Bem como o reforça de aspetos relacionais (trabalho em equipa e coordenação), a capacidade de apresentar, argumentar, debater e a procura por maior assertividade.
Organizado numa base semestral, correspondendo a 120 créditos (ECTS), o plano de estudos compreende uma parte letiva de um ano constituída por 15 unidades curriculares (8 no primeiro semestre e 7 no segundo semestre). O segundo ano destina-se ao desenvolvimento de um trabalho de investigação aplicada ou estágio. As unidades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a consolidação das competências específicas na área da gestão de marketing, a partir do reforço de competências gerais na área das ciências empresariais que proporcionam a integração e perspetiva global das atividades profissionais que venham a desenvolver. -
Saídas profissionais
O Mestrado tem como saídas profissionais o exercício de funções no âmbito da Gestão de Marketing, conceção e implementação de projetos e planos de Marketing, conceção e desenvolvimento de marcas, consultoria em Marketing, gestão de equipas comerciais, pesquisa de mercados, conceção e desenvolvimento de estratégias de internacionalização.
-
Coordenador/a do curso
Paulo Duarte Valente Almeida da Silveira
-
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico do Instituto Politécnico de Setúbal
-
Condições de acesso e ingresso
Podem candidatar-se ao Mestrado em Gestão de Marketing todos aqueles que possuam as seguintes condições, nas áreas do Marketing, Gestão ou de outras áreas afins: - Titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal; b) - Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; - Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos; Instituto Politécnico de Setúbal Pág. 4 de 8 d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página de candidaturas.
-
Requisitos para obtenção da qualificação
Obtenção de aprovação em 16 Unidades Curriculares obrigatórias. Execução de dissertação ou estágio, com discussão pública
-
Enquadramento legal e acreditação
Despacho nº 8293/2017 de 21 de setembro
Detalhes do curso
Plano de estudos
1º Ano
Regime |
Nome |
Área Científica |
ECTS |
---|---|---|---|
1º Semestre |
MK |
4.0 |
|
1º Semestre |
MK |
5.0 |
|
1º Semestre |
G |
4.0 |
|
1º Semestre |
MK |
4.0 |
|
1º Semestre |
MK |
5.0 |
|
1º Semestre |
GRH |
4.0 |
|
1º Semestre |
MK |
4.0 |
|
2º Semestre |
MQ |
4.0 |
|
2º Semestre |
MK |
4.0 |
|
2º Semestre |
MK |
5.0 |
|
2º Semestre |
MK |
4.0 |
|
2º Semestre |
MK |
5.0 |
|
2º Semestre |
GSI |
4.0 |
|
2º Semestre |
MK |
4.0 |
2º Ano
Regime |
Nome |
Área Científica |
ECTS |
---|---|---|---|
Anual |
Dissertação,Projeto Aplicado ou Relatório de Estágio em Gestão de Marketing |
MK |
54.0 |
1º Semestre |
MK |
6.0 |
-
Selecionar Ano Letivo:
-
Tipo de Curso
Mestrado
-
Código DGES
6309
-
Qualificação Atribuída
Mestre
-
Duração
2 Anos
-
Créditos ECTS
120.0
-
Documentos
-
Efetuar candidatura
Candidatura