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Mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento

    Detalhes do curso

  • Objetivos do curso

    Os objetivos do Mestrado foram desenhados segundo o preconizado nos indicadores do nível 7 do Quadro Europeu de Qualificações, em harmonização com os Standards Europeus de Qualificação para Profissionais da Logística, da Associação Europeia de Logística. Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos avançados na área de forma a:

    Identificar e analisar os desafios estratégicos e impactos da sustentabilidade na Gestão da Cadeia de Abastecimento;
    Selecionar e operacionalizar as ferramentas de planeamento da Cadeia de Abastecimento;
    Estruturar e aplicar as métricas de acompanhamento de custo e performance end-to-end, com enfoque na rentabilidade;
    Analisar e definir soluções para os desafios do comércio online e da distribuição omnicanal;
    Desenvolver e consolidar competências avançadas de gestão de operações logísticas;
    Aprofundar e operacionalizar os princípios de redes de distribuição, tendo como objetivo a eficiência e serviço ao cliente;
    Antecipar as necessidades de adaptação às tecnologias emergentes;
    Desenvolver concetualmente e aplicar Data Analytics;
    Tomar decisões de gestão valorizando o contributo das pessoas para os objetivos organizacionais.

  • Escola

    ESCE - Escola Superior de Ciências Empresariais

  • Regime de estudo

    PRESENCIAL

  • Valor da propina

    -

  • Objetivos da aprendizagem e competências a desenvolver

    O curso de Mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento resulta de parceria entre a ESCE/IPS e a Modelo Continente SGPS e segue as melhores práticas internacionais, com um regime de ingresso que respeita a orientação profissionalizante, com um programa de estudos flexível. Adota uma visão interdisciplinar e sistémica dos processos logísticos, aliada a uma componente de liderança e gestão de pessoas, que permite o desenvolvimento dos profissionais, dotando-os de competências técnicas e comportamentais. Integra competências associadas à inovação tecnológica, promovendo a capacidade de lidar com os desafios emergentes, associados à disrupção e transformação digital, aos quais as empresas têm de se adaptar.


    O ciclo de estudos foi concebido para funcionar segundo o modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos, modelo ativo centrado no estudante e que confere forte grau de autonomia, caráter prático e tutorial. Está organizado em 4 trimestres com 3 Unidades Curriculares (UC), por cada um dos 3 primeiros trimestres, e uma UC de Estágio/Projeto a realizar ao longo dos 4 trimestres. O Estágio/Projeto realiza-se ao longo de todo o curso. Este formato pretende articular as novas competências dos estudantes, aliando os conceitos teóricos e práticos lecionados nas UC com a sua aplicação em contexto real de trabalho. O Estágio/Projeto pode ter um formato de estágio, onde o estudante irá ter uma integração dentro da organização, em horário laboral completo, ou um formato de projeto autónomo desenvolvido pelo trabalhador da organização na sua área de atividade ou área afim.

    Organizado numa base trimestral, correspondendo a 60 créditos (ECTS), o plano de estudos compreende quatro partes: no 1º trimestre pretende-se proporcionar os conhecimentos estruturantes em gestão de logística e tecnologias de informação; no 2º trimestre serão desenvolvidas as competências em gestão da cadeia de abastecimento, gestão de recursos humanos e tecnologias de informação; no 3º trimestre serão desenvolvidos as competências em gestão da cadeia de abastecimento e tecnologias de informação; por fim, no 4º trimestre será para finalizar o projeto que é transversal ao longo de todos os trimestres.

  • Saídas profissionais

    O Mestrado tem como saídas profissionais o exercício de funções de Gestor/Diretor/Consultor/Especialista em Logística, Cadeia de Abastecimento, Logística Lean, Planeamento de Espaços Logísticos, Gestor de Armazem, Gestor de Transportes, Diretor de Operações.

  • Coordenador/a do curso

    Tiago Miguel Santa Rita Simões de Pinho

  • Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

    O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico do Instituto Politécnico de Setúbal

  • Condições de acesso e ingresso

    Ser titular do grau de Licenciado ou equivalente legal, nas várias áreas de Gestão, de Engenharia e áreas afins, com experiência profissional mínima de 5 anos, devidamente comprovada.
    Ser titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico, nas várias áreas de Gestão, de Engenharia e áreas afins, com experiência profissional mínima de 5 anos, devidamente comprovada.
    Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, cuja capacidade seja reconhecida pelo Conselho Técnico-Científico da ESCE/IPS, nas várias áreas de Gestão, de Engenharia e áreas afins, com experiência profissional mínima de 5 anos, devidamente comprovada.



    A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página de candidaturas.

  • Requisitos para obtenção da qualificação

    Obtenção de aprovação em 9 Unidades Curriculares obrigatórias. Execução de estágio ou projeto, com discussão pública

  • Enquadramento legal e acreditação

    Despacho n.º 9581/2020 de 02 de outubro

Plano de estudos

1º Ano

Regime

Nome

Área Científica

ECTS

1º Trimestre

Conceção de Redes e Gestão da Distribuição

GL

4.0

1º Trimestre

Data Analytics

TI

3.0

1º Trimestre

Estratégia da Cadeia de Abastecimento e Sustentabilidade

GL

3.0

2º Trimestre

Gestão Estratégica de Pessoas

GRH

3.0

2º Trimestre

Gestão de Armazém

GL

3.0

2º Trimestre

Tecnologias Emergentes

TI

4.0

3º Trimestre

Comunicação e Gestão de Equipas

GRH

3.0

3º Trimestre

Comércio Eletrónico e Omnicanal

GL

3.0

3º Trimestre

Sincronização da Cadeia de Abastecimento

GL

4.0

4º Trimestre

Estágio/Projeto

GL

30.0

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Ciências Empresariais - ESCE/IPS

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