Neste seminário, serão exploradas as estratégias de washing — como o greenwashing ou o social washing — que procuram criar uma imagem positiva de responsabilidade corporativa, mas que muitas vezes ocultam práticas que não correspondem à realidade organizacional.
A sessão abordará como a legibilidade e a gestão de impressões se tornaram ferramentas centrais na forma como as organizações comunicam, podendo ser utilizadas tanto para reforçar a transparência e credibilidade, como para manipular a perceção dos stakeholders.
Será igualmente discutida a importância da ética e da coerência na comunicação corporativa, incentivando práticas que contribuam para uma sustentabilidade autêntica e uma governança responsável, alinhadas com os princípios de responsabilidade social e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O seminário será conduzido por Denize Minati Ferreira, da Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Contabilidade e Sustentabilidade, no âmbito da Unidade Curricular de Relato Corporativo e de Sustentabilidade do Mestrado em Contabilidade e Finanças.

