
KABADA | Janeiro de 2022
O Instituto Politécnico de Setúbal está a desenvolver uma ferramenta digital inovadora para avaliar novas ideias de negócio, no âmbito de um consórcio europeu que envolve sete instituições internacionais. O projeto Knowledge Alliance of Business idea Assessment: Digital Approach (KABADA), coordenado pela BA School of Business and Finance da Letónia, reúne ainda instituições de ensino superior europeias e parceiros empresariais, da República Checa, Lituânia e Itália, para além do IPS. O projeto pode ser acedido em www.kabada.eu .
A ferramenta digital baseada em tecnologia de Inteligência Artificial permitirá avaliar novas ideias de negócio, sinalizar pontos fortes e fracos da ideia de negócio potencial e dar sugestões de melhoria na modelação do negócio contribuindo, desta forma, para o sucesso de novos empreendedores.
O projeto KABADA, cofinanciado pelo programa ERASMUS+, tem como principal objetivo auxiliar os empreendedores no seu processo de tomada de decisão, assente numa base de dados que abrange todas as atividades económicas, classificadas pelo NACE (classificação estatística europeia das atividades económicas). Esta base de dados inclui uma avaliação de riscos nos níveis Macro, Setor e Empresa, o que permitirá calcular um “score” e, desta forma, dar informação aos empreendedores sobre os riscos associados à sua ideia de negócio.
