Comunicação Interna
A ESCE/IPS tem uma preocupação especial com a comunicação entre a Escola e os seus principais grupos de stakeholders, garantido a coerência estratégica entre a missão e a visão da Instituição e as expetativas dos seus públicos-alvo. A ESCE/IPS promove, assim, a produção e dinamização de informação a nível interno e externo, de forma a mostrar/concretizar a imagem de uma Instituição de referência a nível regional, nacional e internacional.
Em termos genéricos, define-se como principais linhas estratégicas de comunicação da ESCE/IPS as seguintes:
- proximidade de relacionamento com o exterior (empresas, organizações, investigação);
- proximidade de relacionamento interpessoal (acessibilidade, reforços positivos, dedicação);
- inovação (modernidade, tecnologia, criatividade, surpresa, diferença);
- profissionalismo (sofisticação, tecnicidade, competência);
- implantação regional (Setúbal, focalização, natureza).
Para prosseguir estas linhas estratégicas, a ESCE/IPS dispõe da colaboração do GI.COM-IPS (Gabinete de Imagem e Comunicação do Instituto Politécnico de Setúbal). O GI.COM-IPS é a estrutura central de imagem e comunicação do IPS. A finalidade primordial do GI.COM-IPS é facilitar a interação do IPS e das suas Unidades com os públicos e os parceiros sociais indispensáveis às atividades de formação, de investigação e desenvolvimento e de intervenção cultural e social que desenvolve. Destina-se a criar, aprofundar e difundir uma identidade IPS, na qual toda a sua comunidade se reveja e se orgulhe, e a projetar externamente essa identidade, através de uma imagem associada a um perfil académico, científico e cultural de prestígio.
A ESCE/IPS dispõe de um Regulamento Interno de Imagem e Comunicação Institucional, o qual define os princípios e regras de utilização da imagem da ESCE/IPS, bem como os instrumentos e potencialidades disponíveis para a sua comunidade. Este regulamento concretiza a estratégia de comunicação institucional, delineada pela Direção da ESCE/IPS, garantindo a harmonia das ações promotoras, o respeito pela coerência e pela identidade institucional, visando o cumprimento dos objetivos institucionais.
No sentido de assegurar o contacto estratégico com o público específico da Escola, fortalecendo e divulgando a identidade institucional da ESCE/IPS, realizam-se um conjunto de atividades várias, agrupadas pelas seguintes vertentes:
a) Identidade visual
- Normas de Utilização do Logótipo (brevemente disponível)
- Logótipos da ESCE/IPS
No desenvolvimento da presente atividade engloba-se:
- Gestão da imagem da ESCE/IPS;
- Utilização do logótipo da ESCE/IPS;
- Conceção de materiais de divulgação em articulação com o GI.COM-IPS;
- Divulgação da oferta formativa;
- Divulgação de eventos.
b) Produção de eventos
No desenvolvimento da presente atividade engloba-se:
- Organização de eventos;
- Divulgação de eventos internos;
- Gestão de mailings para públicos específicos da ESCE/IPS;
- Apoio a eventos;
- Apoio à divulgação externa da imagem da ESCE/IPS e da sua oferta formativa;
c) Gestão do Portal da ESCE/IPS e Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube)
No desenvolvimento da presente atividade engloba-se:
- Publicitação de informação organizacional;
- Disponibilização de informação no Portal;
- Atualização da informação do Portal;
- Gestão e utilização das redes sociais da ESCE/IPS.
d) Gestão do Sistema Interno de Vídeo
No desenvolvimento da presente atividade engloba-se:
- Gestão e utilização do sistema interno de vídeo da ESCE/IPS;
- Disponibilização de informação no sistema interno de vídeo;
- Atualização da informação no sistema interno de vídeo.
e) Comunicação Institucional – ESCEagenda e ESCEpress
No desenvolvimento da presente atividade engloba-se:
- ESCEagenda (periodicidade semanal) – agenda semanal cujo intuito é dar conhecimento e divulgar as atividades futuras desenvolvida pela ESCE/IPS;
- ESCEpress – dar conhecimento e divulgar as notas de imprensa relacionadas com a atividade desenvolvida pela ESCE/IPS.