
LANÇAMENTO DO LIVRO “O WELL-BEING É ‘SUPER’ SEXY”, DE DANIELA LIMA
- Categorias Notícias
- Data 04/12/2025
A Biblioteca da ESCE/ESS acolheu o lançamento do livro “O Well-being é ‘Super’ Sexy”, da autoria de Daniela Lima, docente da nossa escola, numa sessão marcada pela partilha, pela reflexão e pelo destaque dado à importância crescente do bem-estar nas organizações.
A sessão abriu com a intervenção de José Rebelo, que sublinhou que “as pessoas são o ativo mais importante no aspeto qualitativo das organizações”. Destacou ainda que neste livro é percetível que o foco no bem-estar e nas pessoas é um contributo direto para a rentabilidade e sustentabilidade das empresas, defendendo que líderes e profissionais devem “dar as mãos”, uma vez que partilham objetivos comuns.
O livro reúne uma panóplia de ideias, práticas e sugestões concretas para promover o bem-estar no trabalho, sublinhando que este é um tema estruturante da liderança contemporânea. A obra ganha especial relevância ao integrar contributos de 15 mulheres, entre as quais Liliana Pitacho e a própria Daniela Lima, profissionais reconhecidas na área dos Recursos Humanos e docentes da ESCE. O formato adotado de conversas, histórias e reflexões oferece um tom próximo e acessível, capaz de traduzir complexidades organizacionais para qualquer leitor.
Liliana Pitacho, coautora, realçou o processo de construção do livro, marcado por convites a mulheres que Daniela ia encontrando no seu percurso e cujas perspetivas se encontravam alinhadas. Sublinhou que, apesar de reunir apenas mulheres, “foi um acaso feliz”, alinhado com a literatura que mostra a tendência feminina para uma maior preocupação com os outros. Destacou ainda a diferença entre bem-estar – mensurável e com impacto organizacional – e felicidade – subjetiva que não deve ser vista como responsabilidade exclusiva de líderes ou gestores, mas sim como “um caminho de co-construção individual”.
Na sua intervenção, Daniela Lima partilhou a motivação pessoal que deu origem ao livro, fortemente ligada à sua paixão pela Segurança e Saúde no Trabalho. Recordou que a escrita começou há três anos, acompanhada de conversas com profissionais de diferentes áreas e que o objetivo era claro: dar voz às experiências reais das pessoas, especialmente das mulheres que acumulam responsabilidades e que, muitas vezes, vestem a “capa de supermulher”. O título do livro, explicou, nasceu da vontade de tornar o tema do bem-estar mais acessível e apelativo “porque quando escrevia sobre SST ninguém lia, não era sexy. O bem-estar é muito mais interessante e impacta todos nós”.
As bases desta obra são a psicologia cognitiva, ergonomia, atividade física e reflexão pessoal, quatro eixos que, segundo a autora, têm impacto direto na forma como vivemos e trabalhamos. Ao longo do livro, surge a analogia “entre o caminho do bem-estar e o caminho do peregrino”: um percurso com avanços, retrocessos e momentos de aprendizagem que exigem consciência, partilha e capacidade de parar. “Entre o que digo e o que pratico, estou a fazer o caminho”, afirmou Daniela, destacando a importância de reconhecer limites, evitar a adição ao trabalho e aprender a dizer “não”.
A cerimónia encerrou com as palavras do Subdiretor da ESCE/IPS, João Nabais, que destacou o orgulho da Escola em acolher o lançamento de uma obra que aprofunda um tema tão atual e necessário. Sublinhou ainda a satisfação de ver duas docentes da casa contribuírem para uma reflexão tão relevante para o mundo do trabalho. “O well-being é, de facto, muito sexy. É uma alegria que este livro nasça na ESCE/IPS”, afirmou.
