DiGiTOOL e os ODS

DiGiTOOL_to_CE e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Uma estratégia de produção e consumo assente num modelo de Economia Circular permite aos cidadãos e organizações estarem dotados de ferramentas que contribuem para um desenvolvimento social e económico sustentável. Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas beneficiarão, por isso, da aplicação dos princípios de valorização dos produtos e consumo equilibrado dos recursos naturais que pautam o modelo da Economia Social.

O projeto DiGiTOOL - Inclusive Digital Education – a Tool to Understand Circular Economy, em que o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é parceiro, procura promover junto da comunidade académica a consciencialização, debate e implementação de ideias assentes nos temas da economia circular, através da disponibilização à comunidade académica de soluções de educação digital nos currículos dos seus ciclos de estudo. No entanto, a aplicação isolada dos princípios estratégicos que definem uma economia circular não basta para alcançar um desenvolvimento social e económico. 

É necessário pois uma evolução sustentada, a qual implica considerar os impactos da adoção da estratégia da economia circular nos 17 ODS.

O IPS tem vindo a promover o debate em torno do papel dos diferentes atores da sociedade no cumprimento dos ODS, nomeadamente através da realização de ciclos de webinars sobre os ODS, como o que está a decorrer até dia 14 de dezembro, convidando vários especialistas nacionais a discutir com a comunidade académica temas como: Prosperidade, Paz, Pessoas, Planeta e Parcerias.

Para saber mais visite o site do projeto: https://digitooltoce.ba.lv/ .

Para saber mais sobre o 2º ciclo de webinars sobre os ODS: https://www.si.ips.pt/ips_si/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=8020.