DigiTOOL | Sustentabilidade
Sustentabilidade, Jornadas Científico-Pedagógicas de Inovação e Sustentabilidade e o Digitool
Concepção e divulgação dos módulos do curso de Economia Circular e Negócios Verdes
A sustentabilidade tem-se tornado um tema cada vez mais central na abordagem de muitos agentes económicos e enquanto objeto de trabalho da comunidade académica. Professores e estudantes procuram trabalhar o tema de forma mais frequente e sintetizada.
Existe um número crescente de empresas que desenvolvem uma atividade produtiva e comercial assente numa abordagem cada vez mais sustentável. Esta recorre não só à utilização de matérias-primas locais, a processos de produção sustentável, de embalamento consciente ou mesmo de venda a granel, mas também a estratégias de comunicação que reforçam a importância de uma abordagem sustentável, em forma de mobilidade alternativa, comportamentos de consumo mais responsáveis e estilos de vida mais saudáveis, entre outras abordagens.
O estudo destas perspetivas tem sido incentivadas no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) através de diferentes iniciativas e práticas pedagógicas, inseridas no âmbito de Unidades Curriculares específicas, que por vezes incluem a participação de entidades do exterior, nacionais e internacionais, que partilham objetos de estudo, experiências e projetos.
As Jornadas Científico-Pedagógicas de Inovação e Sustentabilidade são um evento organizado pela ESCE-IPS que pretende criar um espaço de discussão e reflexão sobre temas transversais e multidisciplinares relacionados com a inovação e a sustentabilidade, designadamente em contexto organizacional.
Em janeiro de 2022 decorreu a quarta edição destas jornadas, intitulada “Mobilidade e Circularidade: Territórios Inteligentes e Sustentáveis” onde estudantes e professores partilharam casos de estudo e comunicações relacionadas com este tema. Foram apresentados mais de 50 trabalhos com autores de diversas IES.
Este evento constituiu para muitos destes participantes a sua primeira experiência em eventos científico/pedagógicos internacionais, contribuindo para um maior conhecimento e interesse nas diferentes vertentes de uma atuação mais sustentável.
As jornadas permitiram ainda um crescente envolvimento da comunidade académica em torno da problemática da sustentabilidade, da capitação de competências para o ensino, pesquisa e aprendizagem, que se articulam na conceção e teste dos módulos do curso Digitool. Numa fase posterior, facilitarão a divulgação e implementação deste curso junto da comunidade dos parceiros nacionais e internacionais do IPS.
As atas deste evento podem ser consultadas aqui.