ESCEAgenda | 03 de junho

>>04 de junho

Seminário | Copilot For Finance: IA Generativa
A Inteligência Artificial (IA) criou um novo desafio à Contabilidade uma vez que se passou do enfoque do registo para o da análise, tornando-se uma inevitabilidade e não uma moda. É nesse âmbito que se enquadra o Copilot for Finance, que sinaliza uma nova era na área financeira com a automatização dos workflows, simplificando as tarefas e fornecendo insights valiosos às equipas financeiras, que podem passar a desempenhar um papel mais estratégico e contribuir assim, de forma mais significativa, para a eficiência empresarial. Os convidados do presente seminário são Joana Matias, Luísa Rodrigues e Sérgio Matos, da Microsoft. A organização é no âmbito da Licenciatura em Contabilidade e Finanças (Diurno e Noturno).
Sala | C1.13
Link | https://tinyurl.com/CopilotForFinance
Hora | 18h00

>>05 de junho

Aula Aberta | OCC- As Novas Regras De Acesso À Profissão De Contabilista Certificado
A vigência do novo Estatuto da OCC obrigou à alteração de praticamente todos os regulamentos e a mudanças na estrutura orgânica da instituição. O Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais foi o que sofreu alterações mais substanciais e que vão transformar profundamente a forma como se acede a esta profissão. O orador convidado, Pedro Nuno Mendes Ferreira – Vogal do Conselho Diretivo da Ordem dos Contabilistas Certificados –, irá apresentar as três vias de acesso à profissão. A organização é no âmbito da Unidade Curricular Análise Financeira I da Licenciatura em Contabilidade e Finanças.
Sala | C1.13
Hora | 11h00

>>05 de junho

Aula Aberta | Aspetos Contabilísticos E Fiscais Do Encerramento De Contas
Este evento, proporcionado por Ricardo Soares (Gabinete Nova Conta), tem como objetivo evidenciar os procedimentos contabilísticos e fiscais do encerramento de contas, permitindo aos estudantes percecionar a prática contabilística da elaboração das Demonstrações Financeiras de uma entidade. A organização é no âmbito das Unidades Curriculares Complementos de Contabilidade Financeira II e Contabilidade Financeira II da Licenciatura em Contabilidade e Finanças.
Sala | D1.01
Hora | 09h30

>>06 de junho

Aula Aberta | Aplicabilidade dos SIG Empresariais: do Turismo à Distribuição - Exemplos Práticos
O orador convidado Rui Santos, representante ESRI Portugal, proporcionará uma aula aberta com forte componente prática nas ferramentas da ESRI, onde se irá debater a aplicabilidade dos SIG Empresariais com especial enfoque no Turismo e Distribuição. Nesta sessão os estudantes poderão executar o ecossistema ArcGIS para resolver casos concretos e compreender o impacto dos SIG na tomada de decisão aquando de diversas análises geoespaciais. A organização é no âmbito das Unidades Curriculares GeoAnalitica nas Empresas, Mestrado em Ciência de Dados para Empresas.
Sala | D2.18
Hora | 18h30