Contabilidade e Finanças
Apresentação
O curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças contribui para a formação de profissionais que pretendam especializar-se em Contabilidade e Finanças e aos profissionais que desempenham funções financeiras em organizações que operam em ambientes diferenciados e em constante mudança. Articulando-se com a oferta formativa de 1º ciclo, o plano de estudos proposto assume o seu caráter complementar face aos objetivos desse mesmo curso superior em Contabilidade e Finanças permitindo, simultaneamente, o prosseguimento de estudos, o aprofundamento de conhecimentos e de competências por parte dos licenciados nas áreas da contabilidade e das finanças ou afins, bem como dos demais profissionais que exercem funções na área.
Organizado numa base semestral, correspondendo a 120 créditos (ECTS), o plano de estudos compreende uma parte letiva de um ano constituída por oito unidades curriculares em cada semestre. O 2º ano destina-se ao desenvolvimento de um trabalho de investigação aplicada ou estágio complementado com uma unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação em Contabilidade e Finanças, como suporte à elaboração da dissertação/relatório de projeto/relatório de estágio. As unidades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a consolidação das competências específicas em cada uma das especializações – Contabilidade e Finanças – a partir do reforço de competências gerais na área das ciências empresariais que proporcionam a integração e perspetiva global das atividades profissionais que venham a desenvolver.
Objetivos
O curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças pretende proporcionar o aprofundamento e compreensão da teoria e da prática da Contabilidade e das Finanças, ligando a teoria e a prática e explorando temas nestas áreas do ponto de vista daqueles que irão usar a informação financeira para avaliar e gerir o desempenho das empresas. As unidades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar conhecimentos fundamentais para o desempenho de funções de controlador financeiro, contabilista, analista financeiro, consultor financeiro, entre outras, de uma forma integrada.