Empregabilidade

 

Descrição 

Saídas profissionais

Existem diversas saídas profissionais, podendo desempenhar cargos no contexto das organizações sociais em geral, de âmbito nacional ou internacional, nomeadamente:

  • Associações;
  • Fundações;
  • Mutualidades;
  • Cooperativas;
  • IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social);
  • Misericórdias;
  • Empresas Sociais ou Micro e Pequenas Empresas dedicadas à Economia Social;
  • ONG (Organizações Não Governamentais);
  • Entre outras.

De áreas tão diversificadas quanto:

  • Serviços Sociais;
  • Educação e Saúde;
  • Cultura, Lazer e Desporto;
  • Habitação, Ambiente, Desenvolvimento Local.

Deste modo, o Técnico Superior Profissional em Apoio à Gestão de Organizações Sociais estará apto para exercer um conjunto de funções, designadamente:

  • Encarregado ou secretário geral;
  • Assessor da direção e/ou dos corpos sociais da organização;
  • Técnico administrativo;
  • Assessor em recursos humanos, finanças, comunicação, relações públicas, entre outras áreas funcionais da organização;
  • Técnico de apoio a candidaturas a programas de financiamento, nacionais ou internacionais, de projetos de âmbito social;
  • O curso fomenta o desenvolvimento de um conjunto de competências empreendedoras que permitirão, também, uma saída profissional de autoemprego, em particular na criação de pequenas empresas de apoio à gestão de organizações sociais.

10 Razões para a escolha do curso

1. Porque o perfil do curso está ajustado às exigências do mercado de trabalho, para uma área fundamental e com elevado potencial de crescimento – a Economia Social ou Terceiro Setor – e vocacionado para um conjunto de organizações sociais com um forte contributo no desenvolvimento local e das regiões, nomeadamente no distrito de Setúbal onde proliferam várias organizações sociais de renome nacional e internacional;
2. Permite desenvolver competências técnicas específicas que possibilitam iniciar uma atividade profissional numa organização social devido a uma intervenção prática em várias unidades curriculares;
3. Pela oportunidade de realizar estágio numa organização social, facilitando a aproximação ao contexto real de trabalho;
4. Pela qualidade técnica, científica e pedagógica do corpo docente que inclui doutorados conceituados nas áreas de lecionação (75%);
5. Pela valorização profissional dos estudantes obtida através de uma formação atual, integrada e rigorosa, com uma abordagem pedagógica assente na responsabilização do estudante na aquisição de conhecimentos;
6. Por agregar duas escolas superiores que se complementam, uma na área da gestão (ESCE/IPS) e outra na área social (ESE/IPS) e, consequentemente, possibilitando os titulares do curso a se candidatarem com dispensa da Prova de Ingresso às seguintes licenciaturas:

  • Gestão de Recursos Humanos: regime diurno e regime pós-laboral (ESCE/IPS);
  • Marketing (ESCE/IPS);
  • Gestão da Distribuição e da Logística: regime diurno e regime pós-laboral (ESCE/IPS);
  • Contabilidade e Finanças: regime diurno e regime noturno (ESCE/IPS);
  • Animação e Intervenção Sociocultural (ESE/IPS).

7. Pelas inúmeras atividades extracurriculares que a ESCE/IPS coloca à disposição dos seus alunos ao longo do ano (business week, jogos de gestão, seminários, conferências, workshops, entre outras).
8. Relação de proximidade dos docentes com os estudantes e perspetiva de apoio tutorial ao estudante;
9. Grande qualidade técnica, científica e pedagógica do corpo docente e das infraestruturas da ESCE/IPS;
10. Grande empregabilidade associada ao IPS (verifica-se que a grande maioria dos estudantes está empregada na área de estudos).

Empregabilidade

Dada a importância e o elevado potencial de crescimento do setor da Economia Social, prevêem-se elevadas taxas de empregabilidade do CTeSP em Apoio à Gestão de Organizações Sociais.