Empregabilidade

 

 

Saídas profissionais

Durante o curso os mestrandos terão oportunidade de adquirir/desenvolver competências no âmbito da Segurança e Higiene no Trabalho, potenciando a possibilidade de desenvolver, entre outras, atividades nos seguintes âmbitos:

  • Segurança no trabalho;
  • Higiene no trabalho;
  • Gestão e controlo do risco;
  • Emergência;
  • Gestão comportamental e cultura de segurança;
  • Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho.

A cooperação com a ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) permite, a nível da homologação do curso, a Qualificação para obtenção do Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho nível VI (antigo Certificado de Aptidão Profissional), aos estudantes que concluam o primeiro ano do Mestrado. O acesso ao Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho nível VII, está reservado aos estudantes que concluam o Mestrado. Todavia, os estudantes, não licenciados, que ingressem no Mestrado (ao abrigo da alínea d) do ponto 1 do artigo 17º do DL 74/2006 de 24/3, republicado pelo DL 115/2013, de 7/8 e pelo DL 63/2016 de 13/9), ao invés de terem acesso ao nível VI, só terão acesso ao Título Profissional de nível VII, o que implica a conclusão do Mestrado.

10 Razões para a escolha do curso

1. Corresponde às exigências do mercado de trabalho;
2. Parceria/cooperação com a ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho);
3. Parceria entre a ESTsetúbal e a ESCE;
4. Participação de docentes estrangeiros em seminários, aulas abertas e semanas internacionais;
5. Permite, a nível da homologação, a obtenção do Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho nível VI, aos estudantes, possuidores de curso superior, que concluam o primeiro ano do Mestrado e de nível VII a todos os que concluam o 2º ano;
6. Rigorosa formação científica de base e experiência dos docentes;
7. Estudantes podem optar por diferentes tipos de trabalho de final de curso, nomeadamente dissertação, projeto ou estágio, conforme o seu perfil e interesse;
8. Relação de proximidade dos docentes com os estudantes;
9. Grande qualidade das infraestruturas do IPS;
10. Grande empregabilidade associada ao IPS.