Controlling
Apresentação
A Pós-Graduação em Controlling resulta de um processo de cocriação entre a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a AIRBUS, tendo em vista dar resposta a uma lacuna em oferta específica nesta área, bem como promover a incorporação, em especial, na AIRBUS, de novos colaboradores dotados de competências aprofundadas em controlo financeiro.
O projeto da AIRBUS em Portugal, que passou recentemente pela implementação de um centro de operações da companhia, prevê atingir perto de 800 postos de trabalho, contribuindo para o aumento do emprego qualificado em território nacional. As necessidades passam essencialmente pela formação em áreas administrativas e financeiras de suporte às operações. Desta forma, a ESCE, enquanto Instituição de Ensino Superior com competências transversais nestas áreas, desenvolveu em conjunto com a AIRBUS esta Pós-graduação, assumindo a sua missão de disponibilizar oferta formativa relevante para o mercado de trabalho, que contribua para o fortalecimento do tecido empresarial e da qualidade de emprego.
Neste contexto, a ESCE e a AIRBUS formalizaram uma parceria no sentido de, por um lado, dotar os interessados de competências técnico-práticas na área de Controlling e, por outro, de captar, nessa mesma área, talento e recursos humanos qualificados para admissão na AIRBUS.
Objetivos
Desenvolvida em cocriação, a Pós-graduação em Controlling tem como objetivo geral dotar os estudantes de conhecimentos aprofundados nas diferentes temáticas associadas à área do Controlo Financeiro. Mais especificamente, é objetivo que os estudantes adquiram:
- Conhecimentos de cariz financeiro, designadamente ao nível da contabilidade, relato, análise e planeamento financeiro;
- Competências na gestão de projetos, avaliação de investimentos e análise de risco;
- Competências no uso de ferramentas digitais associadas a área do controlo financeiro, como são exemplo, técnicas avançadas de Folhas de cálculo ou uso de Dashboards para controlo financeiro;
- Outras competências gerais de gestão, como competências de negociação, liderança ou de gestão de equipas.
- Em especial, pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos e competências acima elencados de modo que, uma vez concluída a presente formação e a posterior admissão na AIRBUS, os possam colocar em prática com sucesso.