Descrição
O curso é realizado em regime online, com a duração total de 27 horas, e encontra-se organizado numa base de módulos. O Responsável de Curso é o Professor Paulo Silveira e poderá entrar em contacto com o mesmo através do email paulo.silveiranull@esce.ips.pt.
Esta formação tem inscrições limitadas a um máximo de 35 formandos por turma. O número mínimo para garantir o funcionamento de cada turma do Curso é de 15 formandos, podendo a Presidente do IPS autorizar a título excecional, sob proposta do Diretor da ESCE/IPS, o funcionamento com um número inferior das inscrições.
Metodologia
A metodologia de ensino/aprendizagem será essencialmente prática. O curso iniciar-se-á com uma apresentação geral do atual paradigma das principais redes sociais da atualidade e posteriormente haverá uma combinação entre sessões expositivas sobre conceitos, debate de estudos de caso, exercícios práticos e discussões em grupo. Os participantes terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em projetos reais e receber acompanhamento personalizado. Além disso, serão fornecidos recursos online, como material de leitura complementar, tutoriais em vídeo e acesso a ferramentas e plataformas informáticas relevantes.
Candidaturas e Propinas
O presente curso tem como destinatários estudantes, diplomados e profissionais em Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Empresariais, Comunicação Social, ou outras áreas, que procuram desenvolver as suas competências em gestão de redes sociais e performance de marketing. Também se destina a outros interessados em conhecimentos em Marketing Digital e Redes Sociais.
A formalização da candidatura processa-se através da entrega do processo de candidatura via online.
O curso é gratuito ao abrigo do SONDA 2026, Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) do IPS. Os candidatos que não sejam estudantes do IPS, terão de suportar 2,5€ referente ao seguro escola.
Critérios de Seriação e Seleção para Candidaturas
A seleção é feita por ordem de candidatura.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução às Redes Sociais
1.1. Principais Redes Sociais da Atualidade
1.2. Formulação da Estratégia Digital nas Redes Sociais
1.3. Criação da Persona na Gestão de Redes Sociais
1.4. Papel do Gestor de Redes Sociais e do Community Manager
1.5. Funções e Tarefas do Gestor de Comunidades
2. Gestão de Perfis no Facebook
2.1. Características e Introdução às Apps do Ecossistema Meta
2.2. Configuração e Personalização do Perfil e da Conta de Empresa
2.3. Tipologias de Anúncios Pagos no Facebook e Principais Vantagens
2.4. Métricas e Ferramentas para Gestão do Facebook
3. Gestão de Perfis no Instagram
3.1. Instagram Marketing para Empresas
3.2. Configuração e Personalização da Conta de Instagram
3.3. Como Tirar Partido dos Reels e Stories na sua Estratégia
3.4. Anúncios Pagos no Instagram e Principais Vantagens
3.5. Métricas e Ferramentas para Gestão do Instagram
4. Gestão de Perfis no Linkedin
4.1. Criação e Personalização do Perfil e da Conta de Empresa
4.2. Consulta e Otimização do seu Social Selling Index
4.3. Gestão de Conteúdos Digitais em Contexto de Linkedins
4.4. Anúncios Pagos no Linkedin e Principais Vantagens
4.5. Métricas e Ferramentas para Gestão do Linkedin
5. Gestão de Perfis no TikTok
5.1. Características, Dados e Funcionalidades
5.2. Configuração e Personalização da Conta de TikTok
5.3. Como Aproveitar os Desafios da Comunidade
5.4. Anúncios Pagos no TikTok e Principais Vantagens
5.5. Métricas e Ferramentas para Gestão do TikTok
6. Software & Métricas de Performance
6.1. Métricas Importantes nas Diferentes Redes Sociais
6.2. Agendamento de Publicações & Social Media Automation
6.3. Acompanhamento e Monitorização
7. Realização da Prova de Avaliação
7.1. Elaboração de Teste de Escolha Múltipla